Revisão teórica dos modelos teóricos que permitem a compreensão da adolescência
- Modelos clássicos que privilegiam a importância do sintoma
- Modelos contemporâneos que privilegiam os processos de transformação
- Modelos atuais que se centram na subjetivação dos processos psíquicos
A avaliação psicológica e o diagnóstico clínico do adolescente
- A entrevista ao adolescente
- A entrevista aos pais
- A escolha das provas para a realização da avaliação psicológica em função das particularidades do adolescente e dos limites do seu psiquismo
- As provas mais utilizadas para avaliação psicológica do adolescente atendendo às diferentes funções psicológicas: cognitivas e emocionais
- A importância do diagnóstico clínico para o trabalho clínico com adolescentes
A adolescência e as problemáticas mais comuns:
- Os comportamentos desafiantes e violentos dos adolescentes
- A depressão na adolescência
- As problemáticas identitárias
- As perturbações da ansiedade
- Os comportamentos de evitamento de tipo fóbico
- As perturbações alimentares
- As psicopatias e os distúrbios graves do comportamento
A devolução dos resultados aos pais e ao adolescente
- Fatores específicos a ter em conta: a gravidade da patologia, o contexto psico-afetivo dos pais e os recursos afetivos do adolescente
- A estrutura dos relatórios de avaliação psicológica em função dos diferentes contextos
O trabalho clínico com os adolescentes
- As diferentes lógicas de intervenção
- As questões éticas e deontológicas
Estudo de casos
- Partilha de casos baseados em situações reais da prática clínica
- Reflexão e debate conjunto dos casos clínicos apresentados com base nas conceções teóricas enunciadas