Dias de curso:
- 06 de Março
- 20 de Março
- 03 de Abril
- 17 de Abril
As principais correntes teóricas sobre o desenho infantil
- Os clássicos (S. Freud, A. Freud, M. Klein, etc)
- Os contemporâneos (F. Dolto, D. Widlöcher, G. Haag, etc)
- A atualidade (A. Ferro, O. Fialho, etc)
As características do desenho em função das diferentes etapas do desenvolvimento infantil
- Fase oral (0-18 meses)
- Fase anal (18 meses – 3 anos)
- Fase fálica (3 anos – 6 anos)
- Latência (6 anos – 12 anos)
- Genital (após a puberdade)
Perspetivas metapsicológicas sobre o desenho
- O desenho como envelope e figuração do Ego
- O desenho como representação do processo primário
- O desenho como trabalho de simbolização
- O desenho como fantasma
Diferentes estágios da evolução do grafismo infantil
- Características presentes em cada estágio
- A distribuição no espaço
- A utilização das cores
Os principais mecanismos de defesa de acordo com os diferentes quadros nosológicos
- Defesas esquizoides: clivagem, projeção, introjeção, negação
- Defesas maníacas: idealização maníaca, negação maníaca, controle, triunfo, desprezo
- Defesas obsessivas: anulação, isolamento, formação reativa
- Defesas neuróticas: recalcamento, deslocamento, inibição, regressão, sublimação
Os desenhos e a avaliação psicológica
- Desenho da família (real e imaginária)
- Desenho da Figura Humana (Goodenough)
- Desenho da Casa, Árvore e Pessoa (HTP)
- Dame du Fay
- Método Walter Trinca
Os desenhos como forma de comunicação
- O grafismo e o simbolismo
- O estabelecimento da relação
- A interpretação na psicoterapia
Estudo de casos
- Partilha de casos baseados em situações reais da prática clínica
- Reflexão e debate conjunto dos casos clínicos apresentados com base nas conceções teóricas enunciadas