A metodologia projetiva é uma abordagem de pesquisa qualitativa que se concentra na compreensão das perceções, atitudes e pensamentos das pessoas por meio de técnicas projetivas. Ou seja, a perceção do funcionamento psíquico de um individuo num dado momento. A metodologia projetiva é principalmente representada pelo teste do Rorschach mas também por testes mais figurativos como o TAT, CAT ou então o Sceno Teste ou o teste da Pata Negra.
Essas técnicas envolvem a apresentação de estímulos ambíguos, como imagens, palavras ou situações, aos participantes, que são então incentivados a responder de maneira livre e aberta, associando ideias e imagens. As respostas dos participantes são interpretadas para extrair insights sobre seus pensamentos, sentimentos e motivações subjacentes, para a partir dai estabelecer diagnósticos, clarificar funcionamentos psíquicos e modos relacionais.
As técnicas projetivas são frequentemente usadas em psicologia, psicologia clínica, áreas para explorar questões emocionais, sociais e psicológicas. Alguns exemplos de técnicas projetivas incluem o Teste de Rorschach (onde os participantes interpretam manchas de tinta), o Teste de Apercepção Temática (TAT, onde os participantes criam histórias com base em imagens) e o Teste de Associação de Palavras (onde os participantes respondem rapidamente a palavras apresentadas com a primeira palavra que lhes vem à mente).
A metodologia projetiva é especialmente útil quando os participantes podem ter dificuldade em articular seus pensamentos e sentimentos de maneira direta, permitindo aos psicólogos de explorar questões profundas e subconscientes de uma maneira não intrusiva.