O desenvolvimento normal da criança de acordo com as diferentes fases:
- A fase oral (0 – 1 ano)
- A fase anal (1 – 3 anos)
- A fase fálica (3 – 5 anos)
- O período de latência (5 anos – puberdade)
Os quadros patológicos da criança de acordo com as diferentes fases:
- As problemáticas da vinculação na relação precoce (fase oral)
- Os comportamentos de oposição na fase anal
- Os distúrbios da atenção na fase fálica e no período da latência
- O deficit de atenção na fase fálica e no período da latência
- A inibição durante o período da latência
A avaliação psicológica e o diagnóstico clínico
- A escolha das provas para a realização da avaliação psicológica em função das diferentes fases do desenvolvimento infantil e dos contextos em que é realizada
- As provas mais utilizadas para avaliação psicológica da criança atendendo às diferentes funções psicológicas: cognitivas e emocionais
- A entrevista à criança
- A entrevista aos pais
- A importância do diagnóstico clínico para o trabalho clínico com crianças
A devolução dos resultados aos pais
- Fatores específicos a ter em conta: o tipo de patologia e o contexto psico-social dos pais
- A estrutura dos relatórios de avaliação psicológica em função dos diferentes contextos
O trabalho clínico com crianças
- As metodologias de intervenção
- As questões éticas e deontológicas
Estudo de casos
- Partilha de casos baseados em situações reais da prática clínica
- Reflexão e debate conjunto dos casos clínicos apresentados com base nas conceções teóricas enunciadas